sábado

Verão Será de Seis Meses Daqui a 50 Anos

2008-09-28 Por Vanda Proença, da Agência Lusa


Os amantes do bom tempo vão bater palmas, mas as consequências não são de aplaudir. A Primavera em Portugal já tem mais dez dias e o Verão prepara-se para durar cinco ou seis meses daqui por 50 anos.


O período legal de época balnear, que começa a 1 de Junho e termina terça-feira, pode ser forçado a uma revisão por causa do aumento da temperatura e da diminuição da chuva, que atraem cada vez mais banhistas à costa portuguesa fora das épocas tradicionais.


"Com o aumento da temperatura média, o que nós chamamos o tempo de Verão vai prolongar-se. Daqui a 50 anos, em vez de dois ou três meses de Verão, vamos ter cinco ou seis", afirma o especialista em alterações climáticas Filipe Duarte Santos.


Em Portugal, o calor está a chegar antes do Verão e permanece depois da estação acabar: "A temperatura de conforto para ir à praia, que é de 21 ou 22 graus, está a registar-se em mais dias do ano", diz o coordenador científico dos centros de investigação do Instituto de Meteorologia, Pedro Viterbo. As estatísticas dos últimos 20 anos indicam que o aumento de temperatura é da ordem dos 0,47 graus por década e que a temperatura máxima tem subido durante o Verão (21 de Junho a 21 de Setembro).


A tradição já não é o que era.


Também na chuva se registam alterações, que os investigadores estimam agravar-se nas próximas décadas, prevendo-se que se concentre mais no Inverno e deixe de ser tão distribuída ao longo do ano. É com base nas alterações de precipitação e temperatura, também características de cada estação do ano, que Pedro Viterbo revela que nem na meteorologia a tradição é o que era.


"A transição do Inverno para a Primavera [a 21 Março] tem acontecido mais cedo, cerca de dez dias a meio mês", afirma o investigador de meteorologia. Portugal tem registado uma quebra nos níveis de precipitação da ordem dos 80 milímetros por ano e é sobretudo em Março que a diminuição tem sido mais notada.


"Uma das diferenças entre o Inverno e a Primavera é precisamente a precipitação. O final do Inverno tem registado menos chuva, logo pode dizer-se que há uma antecipação da Primavera em uma ou duas semanas", explica Pedro Viterbo. Esta alteração das estações do ano é apenas meteorológica, pois o que as caracteriza é a duração dos dias e noites, que aumentam ou diminuem ao longo do ano consoante a inclinação do eixo da Terra face ao Sol.


A mudança do clima verifica-se em todo o mundo, estando os cientistas convictos de que é uma consequência da acção poluidora do Homem, nomeadamente no sector dos transportes. As últimas previsões da comunidade científica apontam para um aumento da temperatura entre os 1,9 e 4,6 graus nas próximas décadas, uma maior frequência das ondas de calor e uma subida do nível do mar agravada pelo derretimento de gelo do Pólo Norte.


Os governos começam agora a estudar estratégias de adaptação às alterações climáticas, reconhecendo que as boas novas para os veraneantes constituem um perigo para as economias e para a saúde pública.


Fontes:



quinta-feira

Dia da Terra


Celebrou-se ontem, dia 22 de Abril, o Dia da Terra. Este dia foi criado pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, em 1970, quando convocou um protesto nacional contra a poluição. Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e, posteriormente, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra.


Mas não é só neste dia que devemos reflectir sobre a condição em que o nosso planeta se encontra. É urgente tomar medidas para salvar o planeta da catástrofe para a qual caminha a passos largos, medidas essas que devem começar nos nossos lares, com a redução da utilização de plásticos, de papel, de água, combustíveis, mas também com uma forte aposta na reciclagem e reutilização.


Da próxima vez que fizerem compras ou deitarem o lixo fora, não se esqueçam dos três R's...


Fonte:

terça-feira

Sabes o que é o aquecimento global?

Até pouco tempo atrás restrito a círculos científicos, o termo aquecimento global passou a ser usado por muita gente - mesmo por quem não entende plenamente o que ele significa. O inverno foi quente? Culpa do aquecimento global. Caiu uma tempestade? É o aquecimento global. O calor está de rachar? Aquecimento global. Mas o que é o aquecimento global? É um aumento significativo da temperatura média da Terra em período relativamente curto, em razão da atividade humana.

Uma elevação da temperatura do planeta de 1° Celsius ou mais ao longo de 100 ou 200 anos caracteriza o aquecimento global. Aumento de 0,4° C num século já é algo considerável - e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas avalia que ao longo do século passado a temperatura média da superfície da Terra tenha subido de 0,4° C a 0,8° C.




Fonte:
Texto e imagem: http://ambiente.hsw.uol.com.br/aquecimento-global.htm

Sabias que...


apesar de 2/3 da superfície do nosso planeta estarem cobertos por água, apenas 0,6% dessa água é própria para consumo?


SPORE

O jogo da evolução, a evolução dos jogos. Cada vez mais hoje em dia os jogos surpreendem-nos com uma qualidade de imagem e uma jogabilidade que deveras estimulam a curiosidade dos possíveis consumidores. Um exemplo disso é o SPORE. A ideia detrás deste jogo é explicar a evolução, de uma forma simples e pouco teórica, e para falar a verdade o objectivo foi atingido. À medida que jogamos, e sem nos apercebermos, estamos a interiorizar as teorias e os conceitos que explicam o processo evolutivo.

Após iniciar o jogo, é apresentado um menú onde podemos criar as nossas próprias personagens com todo o tipo de partes do corpo desde os olhos aos pés. Caso se queira passar esta etapa, podemos iniciar imediatamente um novo jogo e escolher um planeta, ou jogar online com pessoas de todo o mundo.

O surgimento da vida é apresentado como a queda de um grande meteorito que contém a nossa personagem no planeta que escolhemos por isso para aqueles que estavam na dúvida se o SPORE tinha a resposta para a origem da vida, a resposta é não.

Antes de começar propriamente a jogar, temos de escolher se a nossa personagem é carnívora ou herbívora, mas mais tarde a personagem pode vir a desenvolver a capacidade de comer ambos tipos de alimento (omnívoro).

Durante a fase celular o objectivo é crescer o mais rápido possível, alimentando-nos de tudo o que esta ao nosso alcance. Outra das funcionalidades do jogo e chamar outros indivíduos como tu para acasalar e aumentar o número de população da tua espécie.

Após a recolha de DNA suficiente (que se obtém através do consumo de alimentos ou o ataque a indivíduos de outra espécie) podemos evoluir para a fase seguinte. A nossa personagem passa de um ambiente aquático para uma ambiente terrestre. Esta transição não é muito bem explicada mas corresponde a hipótese mais aceite por todas as pessoas que estudam estes assuntos.

No ambiente terrestre ganha-se a habilidade de atacar todo e qualquer elemento que não seja da tua espécie.

(Com muita pena minha não posso continuar a análise do jogo pois fui proibido pela Professora de continuar a explorar as potencialidades do SPORE. Aqui fica a análise que fiz com muita dedicação e sem me desviar do tema central: inserir o nosso trabalho no quotidiano das pessoas.)

sexta-feira

Charles Darwin - A teoria

Darwin defende duas teorias principais: a da evolução biológica, em que todas as espécies de plantas e animais que vivem hoje descendem de formas mais primitivas, e a de que esta evolução ocorre por "selecção natural".
Grande parte das observações que o levou a desenvolver a sua teoria aconteceu nas Ilhas Galápagos, no Oceano Pacífico, quando percebeu que muitas espécies de animais que viviam nas ilhas eram semelhantes às que viviam no continente, mas apresentavam certas diferenças de uma ilha para outra, principalmente, os tentilhões, pássaros cujo bico apresentava um formato em cada ilha, de acordo com o tipo de alimentação disponível.
Para o naturalista, estava provado ali que houve uma selecção natural onde, se há um pássaro que vive em uma ilha que só tem grãos, os pássaros com bico mais resistentes vão permanecer. Os outros acabam por morrer.


Charles Darwin - A vida


Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury, na Inglaterra, no dia 12 de fevereiro de 1809 em uma família religiosa e culta. Foi o quinto dos seis filhos do médico Robert Darwin e de sua mulher Susannah Darwin. Seu avô paterno era Erasmus Darwin, era poeta, médico e filósofo.
Em 1825, foi estudar medicina na Universidade de Edimburgo, porém, não se interessou pela profissão mostrando sempre ser um apaixonado pela natureza. Partiu então para a cidade de Cambridge para estudar artes e se tornar um clérigo. Lá, conheceu o botânico John Stevens Henslow, que despertou ainda mais seus interesses por história natural.
Por recomendação de Henslow, Darwin conseguiu ser incluído em uma expedição ao redor do mundo como naturalista e, em Dezembro de 1831, a bordo do navio Beagle, partiu para uma viagem de quase cinco anos.
Durante a expedição, Darwin estudou e reuniu amostras geológicas, fósseis e outros organismos vivos, muitos dos quais novos para a ciência. Passou pela América do Sul e Austrália, realizando diversos estudos. Regressou à Inglaterra em 1836, já com certa fama cultivada por Henslow, que divulgava as suas descobertas.
Em 1837, fez demonstrações de suas teorias sobre fósseis e da geologia da América do Sul. Acabou por ser eleito para o conselho da Geological Society, mas, entretanto, passou a conviver com problemas de saúde.
Darwin trabalhou secretamente em sua teoria da evolução e compartilhava-a apenas com poucos amigos pois sabia que era polémica e chocava com os ensinamentos religiosos. Em 1856, começou a escrever o seu livro depois de tomar conhecimento de que outro naturalista, Alfred Russel Wallace, compartilhava das mesmas ideias. O livro, cujo nome completo é “Sobre a Origem das Espécies Por Meio de Selecção Natural”, foi finalmente publicado em 1859.
Vários religiosos e conservadores reagiram à sua teoria da evolução, o que o naturalista já esperava. Porém, os cientistas não demoraram a aceitar a proposta de que as plantas e os animais evoluem e modificam-se ao longo das eras.
Darwin morreu em Downe, na Inglaterra, em 19 de Abril de 1882 e seu corpo foi enterrado na abadia de Westminster próximo a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton.

200 anos de Charles Darwin e 150 da sua teoria

Celebram-se hoje, 12 de Fevereiro, 200 anos do nascimento do naturalista Charles Darwin e 150 anos de publicação da sua obra fundamental: “A Origem das Espécies”.
Como tal amanhã iremos colocar alguns dados biográficos do "pai da evolução".

terça-feira

Sabias que...

As células suicidam-se! Rápida e discreta, esta morte celular, que não tem que ver com a necrose das células doentes, resulta da activação de certos genes pela própria célula. Trata-se de uma morte Tamanho do tipo de letracelular programada, ou apoptose. Uma vez que permite, entre outras coisas, eliminar a cauda ou as membranas entre os dedos no embrião humano, fazer cair as folhas das árvores em cada Outono, etc., o suicídio das células participa também, paradoxalmente, na vida.






Fontes:Texto: CÍRCULO DE LEITORES, ed. lit. - A Vida e a Ecologia. In Enciclopédia de Ciências Larousse . 5623ª ed. Rio de Mouro: Círculo de Leitores, 2004 ISBN 207 943/04


Imagem:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/73/Deinococcus_radiodurans.jpg/180px-Deinococcus_radiodurans.jpg

Sabias que...

Investigadores americanos conseguiram dar vida a uma bactéria com cerca de 40 milhões de anos. Foi extraída do corpo de uma abelha conservada em âmbar desde a Era Terciária.



Fontes:Texto: CÍRCULO DE LEITORES, ed. lit. - A Vida e a Ecologia. In Enciclopédia de Ciências Larousse . 5623ª ed. Rio de Mouro: Círculo de Leitores, 2004 ISBN 207 943/04


Imagem:http://i139.photobucket.com/albums/q282/jasonhq/Outras%20Fotos/15_MHG_mun_ra15.jpg